Dica para lidar com a crítica.

O inconsciente e a crença são os responsáveis pela frase típica “meu santo não bateu com o dele”.


O nosso inconsciente desaprova, sem percebermos, as pessoas que são iguais a nós. Percebe-se muito que os indivíduos que detestam gente dramática possuem um tanto de dramatismo em sua personalidade.


Outro exemplo são pessoas que ficam incomodadas quando o outro quer ser o centro das atenções, pois eles próprios sempre almejam este lugar de destaque. Em resumo, nem sabemos por que desaprovamos algumas pessoas.


Já quando sabemos, tem a ver com a nossa crença principal. Por exemplo: desaprova quando os sujeitos são muito opostos, como uma pessoa impulsiva, que para gastar seu dinheiro costuma criticar quem vive economizando. Este tipo de crítica está ligado ao “jeito correto de ver a vida”, ou seja, percepções diferentes sobre os valores do mundo.


Essas diferenças somente ficarão claras ao estudar com mais profundidade os nove comportamentos no curso intrapessoal. Em ambos os casos, crítica por si só não ajuda em nada, apenas alimenta o ego de quem a faz.


Reflita:

Um dia a vida nos colocará na posição das pessoas que foram alvo de nossas críticas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desde a nossa formação, ainda na infância, optamos inconscientemente por adotar um estilo de defesa e proteção para tomar nossas ...

Algumas pessoas dizem conhecer bem quais são seus próprios defeitos e a maioria delas, ao invés de adotar uma postura ...