Diferença entre comportamento e caráter

No ano 2011 Neli acabara de se tornar proprietária de uma loja de roupas. Logo após a inauguração, recebeu a visita de uma amiga chamada Bete, que tem como características ser muito prestativa, atenciosa e carismática.


Bete, querendo ver o sucesso da amiga, ofereceu-se para levar algumas roupas em consignação e vender para as suas colegas particulares. Neli se interessou e, na semana seguinte, Bete voltou com as roupas que não foram vendidas, bem como o dinheiro e os cheques das mercadorias negociadas.


Meses depois, outra pessoa foi conhecer a loja, ela pertencia ao mesmo padrão de comportamento que a Bete, ou seja, com características de prestativa, carismática etc. Então ela sugeriu a mesma ideia, de levar consignados e ganhar comissão por isso, e assim foi autorizado, porém nunca mais se viram as roupas, nem dinheiro, nem a pessoa. Desta vez a pessoa vendeu a mercadoria e sumiu com todo o dinheiro.


Neli, que é uma pessoa segura, cautelosa, ficou estressada por um bom tempo e então voltou para o seu ambiente comportamental de defesa:

- Viu, quando confiamos nas pessoas, nos ferramos.


O que aconteceu com Neli é natural a todos os comportamentos que serão estudados no curso intrapessoal, pois toda a vez que damos brecha para o risco e não obtemos sucesso, o movimento inconsciente é fortalecer-se voltando para a nossa principal defesa, que no caso dela é a desconfiança.


Cada um dos nove comportamentos, que estarão presentes dentro da sua equipe, família e relacionamentos, terá o seu próprio desafio. Portanto, identificar o comportamento de uma pessoa não define o seu caráter, apenas o movimento de seus pensamentos. Como no exemplo anterior, as pessoas pertencem ao mesmo padrão de tratar as pessoas, em resumo, forma de conseguir as suas coisas, mas ser ético já é outra história.


Existe técnica e habilidade em expressão corporal que apoiam o conhecimento de uma pessoa em detectar a mentira, mas uma sugestão é ter cuidado e observar a coerência e interesses por trás daquilo que está sendo dito.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desde a nossa formação, ainda na infância, optamos inconscientemente por adotar um estilo de defesa e proteção para tomar nossas ...

Algumas pessoas dizem conhecer bem quais são seus próprios defeitos e a maioria delas, ao invés de adotar uma postura ...