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Liderança Situacional

  • Liderança Situacional: Adaptar-se é Liderar com Consciência

  • Liderar cada pessoa conforme sua estrutura emocional

  • A chave é a leitura comportamental, não o controle

  • Treinamento, palestra ou leitura: o desenvolvimento começa agora

Conheça as opções de palestras e treinamentos da Intrapessoal.

Somos especialistas em temas comportamentais.  Visando proporcionar uma autorreflexão para líderes, vendedores ou colaboradores de como lidar melhor consigo próprio, com as outros e situações que reduzam o estresse improdutivo, aumentem a cooperação voluntária, exercendo a liderança e influenciando pessoas.

Liderança Situacional: Adaptar-se é Liderar com Consciência

Na prática da liderança, percebi que uma das maiores armadilhas é a rigidez: usar sempre o mesmo tom, o mesmo estilo, a mesma abordagem com todas as pessoas. O que funciona com um, afasta outro. O que estimula um perfil, pressiona demais outro. É por isso que a liderança situacional se tornou uma das competências mais valiosas para qualquer líder que deseja conduzir equipes de forma consciente e produtiva.

A liderança situacional parte do princípio de que não existe uma única forma de liderar e sim a habilidade de adaptar seu estilo ao comportamento, maturidade e momento emocional de cada liderado.

No livro Intrapessoal – A Inteligência do Autoconhecimento, explico como cada indivíduo possui um padrão de comportamento predominante, sustentado por vícios emocionais inconscientes. Entender isso é o primeiro passo para aplicar a liderança situacional com profundidade.

Liderar cada pessoa conforme sua estrutura emocional

Na prática, o líder precisa saber alternar entre quatro atitudes principais:

  • Direcionar quando o colaborador ainda não tem segurança;

  • Orientar quando há habilidade, mas falta autoconfiança;

  • Apoiar quando há iniciativa, mas ainda exige validação emocional;

  • Delegar quando o colaborador já tem autonomia comportamental e técnica.

Essas decisões não devem ser feitas com base apenas em desempenho técnico, mas sim no perfil emocional predominante do liderado. Se ele tem um comportamento comparador, por exemplo, reagirá melhor à escuta e validação. Já o desempenhador pode ser estimulado por metas ousadas e liberdade para agir.

A chave é a leitura comportamental, não o controle

O erro de muitos gestores é aplicar um modelo único de comando: tratar todos como precisam ser tratados… da mesma forma. Só que isso gera desconexão, resistência e queda de desempenho. Liderança situacional é, antes de tudo, humildade comportamental: a disposição de ajustar a rota para alcançar o resultado com as pessoas, e não apesar delas.

Treinamento, palestra ou leitura: o desenvolvimento começa agora

Nas minhas palestras e treinamentos sobre liderança, vejo o quanto esse ajuste de percepção gera alívio nos líderes. Eles entendem que não precisam ser perfeitos, mas sim atentos, conscientes e flexíveis. Quanto mais inteligência intrapessoal o líder desenvolver, maior será sua capacidade de praticar uma liderança situacional genuína, estratégica e humana.

Recomendo ler e estudar comportamentos de pessoas no livro Intrapessoal – A Inteligência do Autoconhecimento. Acesse o link

Diferencial da Intrapessoal

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"Evolução comportamental não é informação,
é conhecimento.

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