Treinamentos para empresas

Liderança Situacional
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Liderança Situacional: Adaptar-se é Liderar com Consciência
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Liderar cada pessoa conforme sua estrutura emocional
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A chave é a leitura comportamental, não o controle
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Treinamento, palestra ou leitura: o desenvolvimento começa agora

Conheça as opções de palestras e treinamentos da Intrapessoal.
Somos especialistas em temas comportamentais. Visando proporcionar uma autorreflexão para líderes, vendedores ou colaboradores de como lidar melhor consigo próprio, com as outros e situações que reduzam o estresse improdutivo, aumentem a cooperação voluntária, exercendo a liderança e influenciando pessoas.
Liderança Situacional: Adaptar-se é Liderar com Consciência
Na prática da liderança, percebi que uma das maiores armadilhas é a rigidez: usar sempre o mesmo tom, o mesmo estilo, a mesma abordagem com todas as pessoas. O que funciona com um, afasta outro. O que estimula um perfil, pressiona demais outro. É por isso que a liderança situacional se tornou uma das competências mais valiosas para qualquer líder que deseja conduzir equipes de forma consciente e produtiva.
A liderança situacional parte do princípio de que não existe uma única forma de liderar e sim a habilidade de adaptar seu estilo ao comportamento, maturidade e momento emocional de cada liderado.
No livro Intrapessoal – A Inteligência do Autoconhecimento, explico como cada indivíduo possui um padrão de comportamento predominante, sustentado por vícios emocionais inconscientes. Entender isso é o primeiro passo para aplicar a liderança situacional com profundidade.
Liderar cada pessoa conforme sua estrutura emocional
Na prática, o líder precisa saber alternar entre quatro atitudes principais:
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Direcionar quando o colaborador ainda não tem segurança;
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Orientar quando há habilidade, mas falta autoconfiança;
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Apoiar quando há iniciativa, mas ainda exige validação emocional;
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Delegar quando o colaborador já tem autonomia comportamental e técnica.
Essas decisões não devem ser feitas com base apenas em desempenho técnico, mas sim no perfil emocional predominante do liderado. Se ele tem um comportamento comparador, por exemplo, reagirá melhor à escuta e validação. Já o desempenhador pode ser estimulado por metas ousadas e liberdade para agir.
A chave é a leitura comportamental, não o controle
O erro de muitos gestores é aplicar um modelo único de comando: tratar todos como precisam ser tratados… da mesma forma. Só que isso gera desconexão, resistência e queda de desempenho. Liderança situacional é, antes de tudo, humildade comportamental: a disposição de ajustar a rota para alcançar o resultado com as pessoas, e não apesar delas.
Treinamento, palestra ou leitura: o desenvolvimento começa agora
Nas minhas palestras e treinamentos sobre liderança, vejo o quanto esse ajuste de percepção gera alívio nos líderes. Eles entendem que não precisam ser perfeitos, mas sim atentos, conscientes e flexíveis. Quanto mais inteligência intrapessoal o líder desenvolver, maior será sua capacidade de praticar uma liderança situacional genuína, estratégica e humana.
Recomendo ler e estudar comportamentos de pessoas no livro Intrapessoal – A Inteligência do Autoconhecimento. Acesse o link
Diferencial da Intrapessoal

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