Treinamentos para empresas

Liderança e Gestão de Pessoas
- Comportamento que inspira resultados
- Do autoconhecimento a condução de equipes
- Liderar é influenciar pelo exemplo
- Gestão de pessoas exige maturidade

Conheça as opções de palestras e treinamentos da Intrapessoal.
Somos especialistas em temas comportamentais. Visando proporcionar uma autorreflexão para líderes, vendedores ou colaboradores de como lidar melhor consigo próprio, com as outros e situações que reduzam o estresse improdutivo, aumentem a cooperação voluntária, exercendo a liderança e influenciando pessoas.
Liderança e Gestão de Pessoas: o Comportamento que Inspira Resultados
Em tempos de constante transformação, ser um bom gestor não é mais suficiente. As organizações mais respeitadas hoje não buscam apenas eficiência, elas buscam líderes capazes de compreender o comportamento humano, gerar engajamento genuíno e construir um ambiente emocionalmente sustentável. É nesse ponto que a liderança comportamental se torna estratégica.
A verdadeira liderança começa dentro. O líder que não domina a si mesmo, suas reações, suas crenças limitantes e seu estilo emocional predominante, inevitavelmente projetará seus conflitos sobre a equipe. Por isso, no centro da liderança e da gestão de pessoas está a inteligência intrapessoal, está a capacidade de perceber, compreender e redirecionar seus próprios impulsos e padrões inconscientes.
Do autoconhecimento à condução de equipes
O líder que aprende a usar a inteligência intrapessoal a seu favor, é aquele que reconhece que cada colaborador carrega uma história, uma motivação e um padrão de comportamento que o influencia. No livro Intrapessoal, exploramos nove padrões principais de comportamento, como o voluntarioso, o comparador e o analítico e outros, cada um com formas distintas de reagir ao estresse, lidar com críticas ou se engajar em metas.
Saber identificar quando um membro da equipe está operando sob um vício emocional (por exemplo, medo, orgulho, vaidade, inveja ou raiva) permite ao líder atuar com empatia estratégica, conduzindo com firmeza, mas também com inteligência emocional.
Liderar é influenciar pelo exemplo
Ao invés de comandos autoritários, o novo líder atua com autoridade emocional. Ele compreende que:
-
Equipes não seguem discursos, seguem atitudes.
-
O excesso de controle gera passividade, enquanto a escuta ativa gera pertencimento.
-
O desempenho coletivo cresce quando os talentos individuais são bem direcionados, conforme o perfil comportamental de cada um.
Gestão de pessoas exige maturidade emocional
Uma equipe desmotivada, em outro tópico podemos falar mais sobre motivação e desmotivação, mas para nosso entendimento, uma equipe desmotivada é tendenciosa a conviver com rotatividade alta, conflitos internos, retrabalhos e, quase sempre é reflexo de um líder que não identificou seus próprios pontos cegos. No processo de gestão, tão importante quanto definir metas é compreender como as emoções (do gestor e da equipe) interferem no caminho até elas.
Por isso, a liderança eficaz passa por três pilares:
-
Autoconhecimento contínuo;
-
Leitura comportamental da equipe;
-
Adaptação estratégica da comunicação e do estilo de gestão.
Tenho certeza que você aprendendo mais sobre este tema, irá usá-lo no seu dia e sinais de comportamentos irão ressaltar com facilidade a seus olhos. Recomendo ler e estudar comportamentos de pessoas no livro Intrapessoal no curso on-line. É rápido mas eficaz, um conhecimento que dura a vida toda.
Diferencial da Intrapessoal

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.
